Módulo 01 - parte 04

Aqui você encontrará informações complementares aos conteúdos abordados no módulo 01, do curso de Física para o Ensino Médio, do CEJA ( Centro de Estudos de Jovens e Adultos ) - Niterói.







Projeção de um vetor

No estudo da Física é útil conhecer as projeções de um vetor sobre duas direções perpendiculares entre si.

Dado o vetor v , se desejamos as projeções sobre o eixo "x" e "y" temos:



Figura 21 - Componentes perpendiculares de um vetor.

Como os eixos X e Y são perpendiculares entre si o polígono ABC é um triângulo retângulo. Assim, chamando o ângulo BÂC de:

Usando as definições de seno e cosseno para um triângulo retângulo temos:



Observe que


portanto  os vetores Vx e Vy são, respectivamente, as componentes perpendiculares do vetor  v  nas direções "x" e "y".



Subtração de vetores


A diferença entre dois vetores é determinada pela regra da adição de vetores; basta adicionar ao primeiro vetor o oposto do segundo.


Em termos geométricos o vetor oposto é um vetor com o mesmo módulo e direção do vetor original e com sentido inverso, isto é, a seta que representa o vetor sofreu um giro de 180 graus.



Figura 22 - Subtração de dois vetores.

Vamos usar a animação abaixo para subtrair o vetor b do vetor a. Clique no botão " ]<< " para retornar ao inicio. Clique no botão " >> "  para avançar a animação passo a passo.


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Produto de um vetor por um número



Dado um número real qualquer "a" e um vetor v , chama-se produto do número "a" pelo vetor v , o vetor p  = a.v  que tem as seguintes características:

- Módulo:  p  =  a  .  v

- Direção: a direção do vetor  p  é a mesma do vetor v

- Sentido: o sentido do vetor p será o mesmo do vetor v , se "a" for
  positivo, e será oposto ao sentido do vetor v , se "a" for negativo.

Veja como funciona usando as setas:



Quando multiplicamos 

 

Figura 23 - Produto de um vetor por um número.


Vamos usar a animação abaixo para multiplicar o vetor V pelo número "a". Clique sobre o seletor e arraste. Com isto você vai mudar o valor do número "a". Use a grade para avaliar o módulo do vetor.

Vamos fazer alguns exercícios:
  1. Faça a = 3. Repare no módulo do vetor a.V ( use a grade );
  2. Faça a = -3. Repare que o vetor inverte o sentido;
  3. Faça a = 0. Note que o vetor a.V se anula.


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Lembre-se: Multiplicar um vetor por um número negativo significa multiplicar o módulo e inverter o seu sentido.


EXERCÍCIOS


FAÇA AGORA A VERIFICAÇÃO DO QUE VOCÊ APRENDEU NESTE TEXTO.

PARA RESOLVER OS EXERCÍCIOS QUE SE SEGUEM VOCÊ DEVE SABER:









QUESTÃO I - COLOQUE NOS PARÊNTESES "V", SE A AFIRMATIVA FOR VERDADEIRA OU "F", SE FOR FALSA.


1. (   )  -  O componente de um vetor é necessariamente um vetor.
2. (   )  -  O módulo da soma de dois vetores pode ser maior do que o
               módulo de cada vetor.
3. (   )  -  Vetores equipolentes são aqueles que têm a mesma
               intensidade, a mesma direção e sentidos opostos.



QUESTÃO II - ASSINALE COM "X" A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.


DADOS OS VETORES:






1. Marque alternativa que corresponde ao vetor resultante de:







2. Marque a alternativa que corresponde ao vetor resultante de: 






DADOS OS VETORES:






3. Calcule o vetor resultante da adição mostrada  abaixo.

E marque a alternativa correta:


4. DADO O VETOR: 



QUESTÃO III  - NA ANIMAÇÃO ABAIXO VOCÊ PODE CLICAR SOBRE AS SETAS E ARRASTA-LAS A SEU CRITÉRIO. FAÇA ISTO DE MODO A PODER COMPARA-LAS UMAS COM AS OUTRAS. DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS:

5 - Responda:
                     a. Quais os critérios que se deve levar em conta para se afirmar que um vetor é igual ( ou equipolente ) a um   outro vetor?
                      b. Os vetores D e F são vetores opostos?
                      c. Os vetores G e A são vetores  iguais?
                      d. Os vetores F e E são vetores  iguais?
                      e. Os vetores B e C são veotres opostos?
                      f.  Os vetores G e C são vetores opostos?


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CHAVE DE CORREÇÃO.




QUESTÃO I -
                         1. ( V )    
                         2. ( V )
                         3. ( F ) pois vetores equipolentes ou iguais são vetores que têm a mesma intensidade, a mesma direção e o mesmo sentido.
              
QUESTÃO II
1. b    2. c    3. a   4.a


QUESTÃO III -
     5   a. Mesma direção, mesmo sentido e módulos iguais.
          b. Sim.
          c. Não.
          d. Sim.
          e. Não.
          f.  Sim.






BIBLIOGAFIA CONSULTADA

ÀLVAES, Beatriz Alvarenga & Luiz Antônio Máximo da. Curso de física. São Paulo, Editora Scipione, 2008. v.1.

Gaspar, Alberto. Física – Volume único. Editora Ática,2008.

Nussenzveig, Moysés H. Curso de Física Básica. Editora Edgar Blücher Ltda.São Paulo.1996.v1






 AUTOAVALIAÇÃO DO MÓDULO 01.



QUESTÃO I - COMPLETE AS LACUNAS.


1. A reta sobre a qual foram definidos uma origem, uma unidade de comprimento e um sentido positivo é chamada de ___________________


2. A distância de um ponto à origem, no eixo vertical, é chamada de __________________


3. A distância de um ponto à origem, no eixo horizontal, é chamada de ________________


4. As grandezas que são caracterizadas somente por um número real e uma unidade de medida são chamadas de grandezas _________________


5. As grandezas que, além do módulo, necessitam da indicação da direção e do sentido são chamadas de grandezas____________________


6. Os vetores que têm a mesma intensidade, a mesma direção e sentidos opostos são chamados de vetores______________________


7. Os vetores que têm a mesma intensidade, a mesma direção e mesmo sentido são chamados de vetores_______________________ ou vetores________________________



QUESTÃO II - OBSERVE O SISTEMA DE EIXOS CARTESIANOS E RESPONDA ÀS QUESTÕES DE 8 A 13 ASSINALANDO A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.






8. As coordenadas do ponto A são
a. (   )   (5, 1)
b. (   )   (1 ,5)
c. (   )   (1,-5)
d.          Nenhuma das alternativas está correta


9. As coordenadas do ponto B são
a. (   )   (-2,-3)
b. (   )   (-5 ,2)
c. (   )   (-2 ,5)
d.          Nenhuma das alternativas está correta.


10. As coordenadas do ponto C são
a. (   )   (3,-4)
b. (   )   (3 ,4)
c. (   )   (-4,3)
d.          Nenhuma das alternativas está correta.


11. As coordenadas do ponto D são
a. (   )   ( 1,  1)
b. (   )   (-1,-1)
c. (   )   (-1, 1)
d.          Nenhuma das alternativas está correta.


12. As coordenadas do ponto E são
a. (   )   (0,3)
b. (   )   (3,0)
c. (   )   (3)
d.          Nenhuma das alternativas está correta.


13. As coordenadas do ponto F são
a. (   )   (0,4)
b. (   )   (4)
c. (   )   (4,0)
d.          Nenhuma das alternativas está correta.


QUESTÃO III - ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

14. A resultante da soma dos vetores  abaixo é:





15. A resultante da soma dos vetores abaixo é:





16. A resultante da diferença entre o primeiro vetor e o segundo vetor abaixo é:




17. Marque a alternativa correta. O vetor resultante do  produto do número  -2 pelo vetor representado abaixo é:


QUESTÃO IV - COLOQUE NOS PARÊNTESES "A", SE A UNIDADE PERTENCER AO SISTEMA INTERNACIONAL; "B", SE PERTENCER AO SISTEMA CGS.

18. (  ) 5 gramas

19. (  ) 2 newtons

20. (  ) 500 centímetros



Verifique suas respostas na Chave de Correção a seguir.



CHAVE DE CORREÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO.


QUESTÃO I.





QUESTÃO II.






QUESTÃO III.







QUESTÃO IV.






Neste ponto encerramos o módulo 01. Se você acertou todas as questões da autoavaliação e não tem mais  dúvidas sobre os assuntos apresentados, faça a prova. Caso contrário, reestude o(s) texto(s), refazendo todos os exercícios.

Se desejar mais informações sobre os conceitos apresentados neste módulo ou então mais exercícios para melhorar o treinamento, por favor, consulte o arquivo do blog no final da página.









Os applets Java usados neste módulo foram produzidos com o software livre Geogebra.